sábado, 31 de julho de 2010
Fé equivocada
Fé do grego pistia e do latim fides: Entedemos que é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdadeiro, mas pela absoluta certeza de existência que depositamos neste algo ou alguém. (Hb 11 paráfrase)
Esta convicção se relaciona de maneira unilateral com os verbos acreditar, confiar ou apostar, isto é, se alguém tem fé em algo, então acredita, confia e aposta (usado assim por Agostinho) nisso, mas se uma pessoa acredita, confia e aposta em algo, não significa, necessariamente, que tenha fé. A diferença é que ter fé é nutrir um sentimento profundo de afeição, ou amor ardente pelo que acredita e confia, depositando assim o curso de sua vida ao recebedor de sua fé.
Então é um grande equivoco pensar em fé como auto satisfação ou forma de elevação de seu ego, a fé é voltada à Deus. Ele é nosso alvo de amor e devoção, Deus é pura fé enactante (fé em ação). Todos nós somos alvo da fé de Deus, pois Ele não entra em conflito com suas verdades, Ele ama você e crê que é sal da terra e luz do mundo. (MT 5:14-16) Ele mandou seu filho para morrer em seu lugar.(Jo 3:16)
Fé equivocada é aquela que vive em constante conflito a Deus, fazendo da verdade divina uma mentira real. É aquela que se inclina a corroer os conceitos bíblicos tentando provar que as verdades da palavra de Deus não passam de fabulas antigas. É aquela que produz apatia espiritual e se distanciam da gloria do conhecimento de Deus.
Fé equivocada é aquela que vive alheia ao conhecer a verdade (Jo. 8:32) e é levada por qualquer verdade contrária a Deus e não medita na palavra em todos os momentos, (Js. 1:8) mas transforma as inverdades do mundo em suas convicções. É aquela que vislumbra a Deus somente na esfera metafísica não na enactância diária.
Fé equivocada é aquele, que valoriza o emocional e despreza o espiritual, nas tentativas de práticas mais diversas de culto ao Deus altíssimo. É aquela que em meio aos antropomorfismos (maneira humana de falar das coisas) da cristandade esquece de quem merece o louvor. É aquela que pensa em oração como mecanismo de petição somente.
A fé de Jesus o levou a cruz para resgate de todos nós, (Jo. 10:10) você já é capaz de através da fé ser um instrumento para resgate da vida de outras pessoas?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
10:14,15 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouv...
-
Na busca por entendimento das metáforas apocalípticas cheguei nesse capítulo que chama muita atenção e tem aprisionado muitos raciocí...
-
Lucas 17:11-17 11 A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galiléia. 12 Ao entrar num povoado,...
Uma coisa é aprender um conceito de Fé, uma outra, é ter Fé. O que pode determinar a experiência da Fé, não é o conceito se ela é equivocada ou não, mas a experiência deve determinar o conceito, senão, frente a puros conceitos não poderíamos fazer nenhuma experiência nova.
ResponderExcluirPois no ponto central da fé cristã está o sofrimento, e tanto a fé em Deus e o ateísmo encontram suas mais profundas raízes nessa dor.
ResponderExcluirCristo suportou o abandono de Deus, onde ninguém pode subistituir o outro, onde cada um está só e ninguém pode se suster.
No centro da fé cristã está a história da paixão de Cristo. No centro dessa paixão está a experiência de Cristo abandonado por Deus
Quando você caro teólogo menciona em seu texto que fé equivocada é aquela que valoriza o emocional e despreza o espiritual, me recordo de certo lugar de culto, pois bem sei que suas ordens de culto são em sua maioria visando o emocional para fazer com que seus mais de 4000 fieis cheguem ao espiritual ritualístico.
ResponderExcluirObrigado por seus comentários, são de muita valia para que uma conversa sobre este assunto posso desencadear pelo menos um pouco de diálogo entre os homens que visam o conhecer a fé.
ResponderExcluir