quarta-feira, 14 de março de 2012

Sola Scriptura


Sola Scriptura – "Somente a Escritura".

Autoridade e suficiência das Escrituras


"E logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; tendo eles ali chegado, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim." Atos 17:10-11


Para os reformados (chamados também por protestantes e evangélicos), somente a Escritura Sagrada tem a palavra final em matéria de fé e prática.


Como exemplo citamos a confissão de fé de Westminster:


" A autoridade da Escritura Sagrada, razão pela qual deve ser crida e obedecida, não depende do testemunho de qualquer homem ou igreja, mas depende somente de Deus (a mesma verdade) que é o seu autor; tem, portanto, de ser recebida, porque é a palavra de Deus.(I, 2,4,8,10)."
 

Vejamos se as afirmações acima tem base na Escritura :

   
Textos : Efésios 2:20; Mateus 11:27; Apocalipse 22:18-19; II Timóteo 3:14-16; I João 5:9; II Pedro 1:20-21; Romanos 15:4; Colossenses 3:16; Isaías 8:20; Mateus 5:18; Mateus 22:29,31; Atos 28:25; Gálatas 1:10



Tanto a autoridade única como também a suficiência das Escrituras têm sido doutrinas preciosas para as igrejas evangélicas. Só a Escritura e toda a Escritura! Não precisamos de outra fonte para saber o que devemos crer e como devemos agir. A Escritura, e não a nossa experiência subjetiva, deve ser o nosso critério de verdade. Só a pregação da Palavra pode realmente trazer o homem ao arrependimento e ao perdão divino. As Escrituras são a espada do Espírito. É por elas, e não independente delas, que o Espírito age. Nossas experiências espirituais só têm valor se forem produzidas pela persuasão da Palavra.






Nenhum comentário:

Postar um comentário