quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Jonathan Edwards em busca de santidade.

                                                                   Por Adoniran Melo

Um dos homens mais importante da America do Norte do século XVIII e não é exagero nenhum dizer que talvez o mais importante de acordo com Lawson (2010), porém Edwards ainda é pouco conhecido no Brasil, suas 70 resoluções são estudadas e copiadas por muitos teólogos até os dias de hoje  seu famoso sermão pecadores nas mãos de um Deus irado tem inspirado e ajudado muitos a encontrarem a fé genuína em Cristo até nossos dias, pois o mesmo continua ecoando nos púlpitos do mundo inteiro eu mesmo já utilizei fragmentos deste sermão.

 Um dos grande expositores de nosso século chamado John Piper é fortemente influenciado pela teologia da satisfação em Deus de Edwards e o mesmo diz: A intensidade de vida interior de Edwards, nesses primeiros anos, era extraordinária. Suas famosas “resoluções” transmitiam um pouco da notável paixão desse período da sua vida. Havia uma estabilidade em sua disposição mental que governava sua vida e o capacitava a realizar coisas sublimes. (JOHN PIPER, 2007)
 Toda a teologia de Edward gira em torno de sua purificação em sua santidade e é impressionante como suas mensagens são cheias de questões que elevam qualquer leitor a um patamar mais elevado de santidade, pois o teor destas mensagens sempre levará o seu leitor a busca da mesma, suas resoluções falam sobre seu desejo de ser mais parecido com Cristo, sua vida gira em torno desta santidade.
 O famoso pregador Dr Lloyd Jones faz uma brilhante comparação e diz: Talvez seja tolice, mas sou tentado a comparar os puritanos aos Alpes, Lutero e Calvino ao Himalaia e Jonathan Edwards ao Monte Evereste! Para mim ele sempre foi o homem mais parecido com o apóstolo Paulo. (LLOYD-JONES, 1993)

 Esta afirmação é feita baseada nas impressões deixadas por Edwards em seus diários que narram sua experiência missionária em meio aos índios norte americanos e impressionantemente este fato foi impulsionado por um problema em sua igreja desencadeado pelo desejo de Edwards em ver um povo santo e consagrado nos bancos de sua congregação.
 Edwards é um homem que merece nossa atenção sua dedicação e amor pelo reino de Deus é dificilmente encontrado em nossos dias, então não é exagero nenhum falar que ele é o mentor que todos nós discípulos de Cristo precisamos por sua proximidade e amor pelo reino de Deus e o reconhecimento que todas as coisas estão absolutamente no controle de Deus e o melhor que seus servos podem fazer é satisfazer-se N’Ele somente N’Ele.

________________________________________

LLOYD-JONES, D. Martyn. Os puritanos suas origens e seus sucessores. São Paulo, SP:PES, 1993.
LAWSON. J. Steven. As firmes resoluções de Jonathan Edwards um perfil de homens piedosos. São José dos Campos, Editora FIEL,  2010.
PIPER. John. A paixão pela glória de Deus: vivendo a visão de Jonathan Edwards. São Paulo, Editora Cultura Cristã, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário