quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Santidade ?



Por Adoniran Melo

O que é santidade? Questão fundamental para a compreensão da profundidade teológica do conceito a palavra háguios é o termo grego usado no novo testamento para defini-la segundo Rienecker na chave linguística do novo testamento afirma que o termo significa “santo, separado a palavra indica a forma do caráter de Deus cujos atributos perfeitos fazem com que Ele seja separado de sua criação.” (RIENECKER, 2003, pg. 554).

Que Deus é santo não temos dúvida, mas faz-se necessária a compreensão deste atributo divino, pois em 1 Pedro o apóstolo nos exorta a sermos santos em tudo que fizermos assim como Deus que nos chamou é santo  (1 PEDRO 3:15). Santidade neste sentido precisa ser compreendida não a partir de conceitos subjetivos que a teologia pode oferecer, mas como a própria infusão do divino em nós, ou seja, somos santos ou temos santidade quando Jesus Cristo habita  em nós. Somente assim seremos semelhantes a ele, não por mérito próprio, mas pela própria graça de Deus através de Jesus Cristo  em nós, neste sentido santidade é possível para o homem quando o mesmo se torna um discípulo fiel a Cristo .

Então, ser uma pessoa santa em nossos dias é viver não você mesmo, mas viver a partir de Cristo em você . Quando o homem entende que nasceu com um propósito bem definido sua vida acaba por ganhar sentido e este propósito é viver para a glória de Deus , mas isso só é possível vivendo Jesus ou vivendo em Jesus, pois seu entendimento sobre as coisas passageiras deste mundo o lançará para distante ou para fora das coisas que corrompem sua santidade.
 
____________________________
 
BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Nova versão internacional. São Paulo: Editora Vida, 2000.
RIENECKER, Fritz e Cleon Rogers, Chave Linguística Do Novo Testamento, São Paulo, Vida Nova, 1995, 639 pg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário