sábado, 4 de novembro de 2017

A mulher vestida do sol e o dragão de sete cabeças Apocalipse 12



Na busca por entendimento das metáforas apocalípticas cheguei nesse capítulo que chama muita atenção e tem aprisionado muitos raciocínios a diversas elucubrações. Surgem, mediante as visões milenares existentes, inúmeras ideias acerca destes símbolos, por isso aqui quero me ater aos símbolos descritos. Vamos lá.

1 E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.

            O apocalipse precisa ser lido a partir de uma conexão entre antigo e novo testamento, é claro que existem pessoas que o entendem o apocalipse apenas como uma proclamação profética e futurista.
            Ao olharmos para Oseias 1:2,3 percebemos que Deus usa uma mulher como representação do seu povo. Aqui essa mulher é também uma representação do povo de Deus, mas ela está vestida do sol, o que isso significa? Bem, aqui o sol e a lua são símbolos da criação natural de Deus, logo a mulher vestida do sol e com os pés sobre a lua, representam também que a natureza criada está submissa ao homem.
            A Coroa de 12 estrelas é mais uma evocação do antigo testamento Gênesis 37:9 José sonha com estrelas que são seus irmãos, ou seja, cada um dos representantes das tribos de Israel, que são a coroa de seu povo.

2 E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.

            A mulher estava gravida, a gravidez sempre representa uma nova esperança, um novo ser que vem ao mundo que poderá fazer a diferença, neste caso não é diferente, pois ao povo veio a promessa de um filho que governaria Israel com poder e autoridade Isaías 11:5.
Todo o povo ansiava pela vinda do Messias de Deus.

3 E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.

            Uma batalha épica surgindo ao cenário apocalíptico, surge em uma visão celeste, o povo contra um dragão vermelho que significa a destruição. Eis que esse dragão tem sete cabeças, o número sete geralmente está associado ao completo, ou a Deus, neste caso aquele que se acha um deus, mas o número 10? Porque não 7 chifres e sim 10 chifres em Daniel o número 10 está associado a um tempo limitado de duração, mas por ser chifres que representam poder, pode-se associar as duas coisas distintas, um poder com um tempo de duração limitado.
Os sete diademas que são um espécie de coroa menor, como uma tiara, mas o fato de ser coroa representa alguma autoridade e governo.

4 E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.

            Mais uma evocação do antigo testamento, agora referente a Ezequiel 28:13 que trata sobre a queda de Satanás, como uma ilustração da queda do rei de Tiro.
            Estrelas do céu, seres celestes, anjos ou anjos caídos, pois está conectado ao termo celeste, ou seja, do céu, ou de um dos céus.

5 E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.

            Através da raiz do povo judeu um homem nasceu para salvar o mundo Jesus Cristo o homem, que foi morto e arrebatado para junto de Deus.

6 E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.

            A mulher fugiu para o deserto e lá foi alimentada, o deserto representa toda a extensão territorial, qualquer lugar do mundo, para onde o povo judeu fugiu na diáspora. Mil duzentos e sessenta dias representa 3 anos e meio.

7 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
8 Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

            Agora de forma claro João diz que é o grande dragão.

10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.
12 Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.
13 E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.

            A perseguição nunca parou, deste muitos tempos o povo de Deus é perseguido pela serpente. Nós precisamos buscar mais a presença de Deus a cada dia vivendo para sua glória e almejando seu caráter.

14 E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.

            Uma mensagem de esperança e vida é transmitida aos leitores de João que estão 
sendo perseguidos por Domiciano o imperador que assim como Nero gostava de ver os cristãos morrendo, esses têm a garantia de uma vida além da vida que seus olhos comtemplam. Eles podem confiar no cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo.
            As grandes asas que foram a mulher foram a capacidade de fugir por tempo indeterminado.

15 E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.
16 E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca.
17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.


            Os remanescentes seriam os cristãos? O povo que guarda o mandamento de Cristo Jesus e seguem o seu testemunho, me parece muito explicito aqui, que se trata deste tema realmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário