quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Romanos 1:17



1:17 Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".
Eis aqui o versículo mais importante deste livro, não porque o livro está centralizado nele, mas porque através de sua leitura Lutero rasgou a história para escrever uma completamente nova e cheia de cores e luzes. Em meio a uma afronta a palavra de Deus e a igreja, Lutero descobriu que aquele que é justo por meio de Cristo vive pela fé, não pela religião ou para a religião, mas pela fé. Justiça dentro do conceito bíblico tem a sentido de distribuição por igual, como uma avaliação justa para os grupos, não era como a igreja estava fazendo na época de Lutero, vendendo o perdão dos pecados através das indulgências, vendendo o amor, não permitindo o acesso das pessoas a palavra de Deus a bíblia, por este e outros motivos a reforma mudou séculos de vazio, pelo menos XII séculos de uma igreja apática.

A reforma protestante não foi um evento centralizado em Lutero apenas, vários outros homens são importantes neste contexto, os chamados pré reformadores, tem o seu papel na história como homens que lutaram para que a verdade fosse anunciada aos menos favorecidos e além do clero, homens como John Wycliffe que acreditava que a bíblia precisava chegar nas mãos das pessoas em sua própria língua ou Ian Hus que pregava abertamente ao povo simples, ou mesmo Pedro Valdo um leigo que viveu para ter acesso a santa palavra de Deus e quando conseguiu ter possibilitou este acesso à outros em seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário