quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Romanos 2:1


2:1 Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas.
Lembrando que Paulo está escrevendo para os Romanos, mas que em sua maioria são judeus convertidos ao cristianismo, que estavam acostumados a ouvir seus compatriotas julgando inferiores os gentios, por não serem judeus. Os judeus eram conhecidos por este comportamento, o de olharem sempre de cima pra baixo para qualquer pessoa que não fosse judeu, por este motivo Paulo os confronta a humilhação e ao reconhecimento de sua insuficiência.
Em Mateus 7:1 Jesus nos faz refletir sobre o mesmo tema e nos confronta com essa mesma verdade, pois se julgarmos seremos julgados, como se a balança de Deus estivesse posta e nós mesmos colocamos os pesos sobre ela, a nosso favor ou contra nós. Em Romanos 14 essa argumentação se repete mostrando digreção, um estilo usado por Paulo em seus escritos.

A grande pregunta que precisamos fazer ao olharmos para este verso é como estamos lidando com as pessoas ao nosso redor e como estamos olhando para nós mesmos? Se estamos nos colocando na posição de senhores, na verdade estamos nos auto sabotando, colocando o peso do julgamento sobre nós, pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário